quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O Apanhador
O Apanhador no Campo de Centeio é um romance de J.D Sallinger. Primeiramente publicado nos EUA em 1951, o livro tem sido freqüentemente contestado em seu país de origem por seu uso liberal e profano de sexualidade e angústia adolescente.
Originalmente publicado para adultos, o romance se tornou parte do currículo do segundo grau e das universidades por todo os países de língua inglesa; também foi traduzido em quase todas as principais línguas do mundo. Cerca de 250.000 cópias são vendidas a cada ano, com um total de mais de sessenta e cinco milhões de cópias vendidas até hoje. O protagonista, Holden Caulfield se tornou um ícone para a rebelião juvenil.
O romance foi escolhido pela Time como um dos cem livros mais importantes da língua inglesa de 1923 a 2005.
Escrito na primeira pessoa, O Apanhador no Campo de Centeio segue as experiências de Holden em Nova Iorque, nos dias que seguem a sua expulsão do colégio. Ao passo que Holden vai compartilhando as suas experiências, se torna evidente que ele está falando desde uma instituição mental, onde ele está sendo psicanalisado. Holden compartilha os encontros que ele teve com os alunos e os professores, a quem ele critica a superficialidade, ou como ele coloca, a “falsidade”. Depois de uma desavença sobre uma garota com seu colega de quarto, Holden faz as malas e deixa o colégio imediatamente, no meio da noite. Ele toma um trem para Nova Iorque, mas não quer voltar para o apartamento de sua família imediatamente, ao invés se acomodando em um hotel. Lá ele passa uma tarde dançando com três garotas turistas e tem um encontro mal sucedido com uma prostituta a quem ele paga apesar de não haver consumido seus serviços. Ela exige mais do que o anteriormente combinado e ele não concorda em pagar, acabando por levar uma surra de um cafetão.
Holden passa um total de dois dias na cidade, amplamente caracterizados por bebedeiras e solidão. A certo ponto ele acaba em um museu, onde ele compara a sua vida com as estatuas dos esquimós em exposição. Por tanto quanto ele consegue se lembrar, as estátuas são fixas e imutáveis. Fica claro para o leitor, senão para Holden, que o adolescente passa pelo medo e ansiedade gerados pelo processo de mudança e de se tornar adulto. Estas preocupações podem ter surgido a partir da morte de seu irmão. Eventualmente ele vai até o apartamento de seus pais enquanto eles não estão em casa para visitar sua irmã Phoebe, que parece ser a única pessoa com quem ele consegue se comunicar. Para ela, Holden conta sobre uma fantasia recorrente que ele vem tendo; ele se vê como um guardião solitário de várias crianças que estão jogando bola em um enorme campo de centeio à beira de um penhasco. Seu trabalho é apanhar as crianças se elas chegam muito perto de cair.
Depois de deixar o apartamento de seus pais, Holden passa na casa de um ex professor. O conforto que ele sente ao encontrar seu mentor é interrompido quando ele acorda no meio da noite com o (professor) afagando a sua cabeça de uma forma que parece “pervertida”. Holden então deixa a casa e passa a sua última tarde vagando pela cidade.
Holden quer se mudar para a California e conta sobre seus planos para sua irmã, que decide partir com ele. Ele recusa que ela vá com ele, e acaba mentindo dizendo que ele mesmo não vai mais. Holden então leva Phoebe a um zoológico, onde ele fica olhando ela brincar num carrossel. Olhando com alegria e medo ao mesmo tempo ele se dá conta que não pode existir um apanhador que proteja a inocência das crianças, e que elas acabam por ter que por si mesmas encarar a dureza do mundo.
Holden nunca relata o seu prognostico desde a internação. Sua voz nas últimas paginas do livro indicam que o seu tempo em recuperação o deixou mais calmo e com mais perspectiva, mas ele continua solitário e sem direção.
Holden Caulfield é apresentado como uma figura protetora que quer proteger mentes inocentes como a de sua irmã Phoebe da maldade do mundo.
“ Alguém escreveu FUCK YOU na parede da escola ( de Phoebe ). Isso me deixou louco. Eu pensei o que Phoebe e as outras crianças pensariam ao ler isso. E como ficariam pensando e imaginando o que significava, e então alguma criança mais velha as contaria naturalmente...eu não consigo parar que querer matar quem escreveu isso.”
Queda. Holden escuta de seu professor que ele está nesta grande queda e que ele nunca saberá quando ele vai atingir o fundo, ele só continuaria a cair e cair.
“ Eu penso que essa queda é um tipo especial de queda, um tipo terrível. Ao homem caindo é permitido sentir bater no fundo, isto foi programado para o homem , que num determinado momento ou outro em sua vida busca por algo que seu ambiente não pode lhe oferecer ou justificar. Isso ocorre para que ele pare de procurar antes mesmo que ele tenha começado.”
Holden toma esse conselho pessoalmente e enquanto caminha pela 5ª avenida ele pede para seu irmão (já morto) que lhe ajude.
“ Sempre que eu chego no final de um quarteirão eu faço de conta que eu estou falando com meu irmão Allie. Eu digo, Allie, por favor não me deixe desaparecer.”
Já foi interpretado que a atitude de Holden no final do livro é a mesma do começo, o que implica uma falta de distinção entre um romance juvenil ou adulto. Por outro lado, já foi dito que os professores incluem o livro no currículo escolar porque o otimismo no final que “denota que a alienação é apenas uma fase”. Enquanto uma interpretação diz que Holden age de acordo com sua idade, a outra supõe que ele pensa como um adulto por sua habilidade de ver através das pessoas com claridade.
O livro foi interpretado negativamente por certos críticos que dizem que ele possui apenas respostas negativas aos problemas que expressa. Em um outro tipo de critica, sua filosofia foi comparada com a de Jean-Jacques Rousseau.
O personagem de Phoebe tem um papel importante em influenciar Holden. Seu nome vem do grego Phoibus, deusa do céu e da lua. Essa comparação sugere que ele serve como uma forma de oráculo para Holden, em quem ele pode confidenciar e buscar conselho. Phoebe também se coloca como um personagem catalítico para Holden, tendo em vista que ele se vê como o apanhador no campo de centeio. Phoebe e Holden parecem intercambiar constantemente papeis enquanto apanhadores e as crianças.
De qualquer forma no final do livro Holden se dá conta que não pode controlar a vida de Phoebe nem a impedir de crescer. Inevitavelmente ela vai cometer erros. Desta forma, Holden de fato mudou no decorrer do romance, e aceitou, a certa extensão, a sua inabilidade em ser o apanhador para Phoebe e para todas as outras crianças – ele deve deixá-las crescer por si mesmas.
Em 1960, um professor for despedido e depois readmitido por indicar o livro aos seus alunos. Entre 1961 e 1982, o romance foi o livro mais censurado nas escolas e bibliotecas americanas. Em 1981, era ao mesmo tempo o livro mais censurado e o mais indicado nas escolas publicas dos EUA.
A fama do livro foi tamanha que muitos dos censores eram sequer familiarizados com o enredo per se. Uma professora do segundo grau criticou os censores dizendo que eles estavam sendo como Holden... tentando ser os apanhadores no campo de centeio.
Mark Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, estava carregando consigo o livro e leu uma passagem do livro em seu julgamento.
John Hinckey que tentou assassinar o presidente Reagan também se disse obcecado pelo livro.
O autor jamais permitiu que o livro, um dos mais vendidos e conhecidos do mundo, se transformasse em filme, embora tanto o livro quanto Holden sejam constantemente citados em diversas produções e inspirado diversos personagens.
Fonte: Wikipedia
Traducao: Drigo
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