
Tara McPherson nasceu em 1976, em Sao Francisco, EUA. Atualmente mora em Nova York. Em 2008, fez individual na Choque, com pinturas a óleo, lançando uma grande série chamada Fractal Lake. Na imagem abaixo, Tara em frente a duas das nove pinturas da mostra.

Tara é uma pintora tecnicamente “acadêmica”, usa óleo sobre painéis de madeira, explora veladuras, efeitos de claro-escuro e os brilhos que só a pintura a óleo proporciona. Mas apesar do apuro numa técnica tão tradicional, seu trabalho não é nada conservador

Tara está metida de corpo inteiro na cultura pop. Une rock, quadrinhos e surrealismo, num equilíbrio próprio, criando uma obra de grande empatia com os jovens
A atmosfera solene da pintura feita à maneira renascentista, contrasta com os ícones pop retratados pela artista e cria uma tensão cheia de ironia e provocação.


A artista percebe e explora muito bem o charme dos cartoons, das imagens infantis, da nostalgia pop. E apresenta seus personagens sempre envoltos numa espécie de nobreza heráldica. O que resulta em imagens enigmáticas, carismáticas e simbólicas.

É um trabalho preciso, formal e de construção habilidosa. A pesquisa e o desenvolvimento de cada cena, personagem ou ambiente, mostra um processo criativo sistemático, rigoroso do projeto à execução de cada desenho ou pintura.

Seus desenhos feitos a lápis são transformados em linhas de contornos precisos, digitalizados e aplicados graficamente em ilustrações, posters, gravuras, objetos tridimensionais e toda uma sorte de gadgets e souvenirs.

Mais do que simples material de merchandising, o processo de “industrialização” da sua arte tem um papel importantíssimo no processo de mitificação do seus personagens.

Tara McPherson extrai da popularização dos seus ícones, o status que a fama pode produzir, potencializando seus contrastes e profundidade.

Tara foi chamada pela Elle, de “Rainha da Poster Art”, pelo grande sucesso das suas gravuras (de tiragem limitada, nimeradas e assinadas pela artista), com as bandas de rock preferidas da artista.


Informações:
www.nucleourbanoide.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário