quarta-feira, 7 de outubro de 2009

São Paulo Good



Numa atitude sem precedentes na guerra contra a poluição visual, São Paulo baniu toda a publicidade externa em 2007. São Paulo fez a aposta revolucionária ao reclamar seu ambiente visual e mental negando às corporações o direito de disseminar suas mensagens ao longo da paisagem urbana.

A medida que a publicidade desaparecia, algumas pessoas começaram a reclamar que a cidade estava ficando ainda pior. Elas diziam que se tornara uma mistura insossa de selva de concreto arruinada pelas lacunas deixadas pelos outdoors vazios. Mas São Paulo na verdade se tornou uma tela branca e, no vácuo deixado pelo capitalismo, a criatividade está agora florescendo.

A cidade começou legalizar o trabalho de alguns de seus famosos artistas urbanos. E agora, pela primeira vez, São Paulo aprovou uma exposição permanente ao ar livre. O projeto, chamado Rojo Out está trazendo vida à cidade através de instalações coloridas em 11 locais.

Celebrando criatividade e arte em espaços públicos, Rojo Out é um exemplo inspirador do que podemos alcançar numa ambiente urbano pós- publicitário, um protótipo que se espera, seja propagado ao redor do mundo. É prova que mudanças monumentais vêm acontecendo, e isso é muito bom.

Fonte: Adbusters

Tradução: Rodrigo Barata

Nenhum comentário: