Fidget House é um estilo de House Music que incorpora outros estilos musicais como o Breakbeat e o UK Garage.
Com uma batida 4/4 e um estilo “cortado” que contrasta com outros gêneros tais como a progressive house e o trance. A forma como o Fidget se difere da house music tradicional é que geralmente descarta solos de percussão, desta forma encorajando um estilo de mixagem mais cortada do que misturada entre os DJs. Outros elementos comuns no Fidget incluem samples vocais e uma linha de baixo (bassline) proeminente que frequentemente se transformam em um pitch ( tom alto, agudo ou grave ) ao invés de progredir em semi-tons.
Com ênfase maior em ritmo e linha de baixo do que em harmonia e melodia, as raízes do Fidget House estão no Chicago House. As fincadas de sintetizador e os samples vocais são remanescentes das Raves e do UK Garage.
O termo fidget ( em inglês - mover-se nervosamente ou aleatoriamente) foi cunhado pelos DJ/produtores Jesse Rose e Switch, aparentemente como uma piada, em referencia ao estilo “cortado” desse gênero.
Exemplos de selos que trabalham com esse estilo incluem Dubsided, PottyMouth and Counterfeer. Expoentes desse gênero incluem Jessé Rose, Switch, Trevor Loveys, Hostage, DJ Flame, Sinden, Hervé, Duke Dumont, Byran Cox, Foamo, Fake Blood, Supabeatz, Crookers, The Bloody Beetroots, Stereo Heroes, Lee Mortimer, Phonat, Stupid Fresh, Gaëtan, Pette Vaydex, The Bulgarian, Detboi, 3 Is A Crowd, Lars Moston, Brabe,Clark able, Riva Starr, Twocker (Calvertron and Will Bailey), Boy 8-Bit, Jaimie Fanatic and Ziggy Slezak.
Fidget House também é referido como Wonk e pode ser conferido nas Quartas Feiras no Plano, nos sets de Lorenz Rojas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário