domingo, 16 de novembro de 2008

28 lá, 29 aqui.

Buy Nothing Day é um dia informal de protesto contra o consumismo observado por ativistas sociais ao redor do mundo. Tipicamente celebrado na Sexta Feira após o Thanksgiving nos EUA e no dia seguinte internacionalmente, em 2008 as datas serão 28 e 29 de Novembro respectivamente. A data foi criada pelo artista canadense Ted Dave e subsequentemente promovida pela também canadense revista Adbusters.

O primeiro Buy Nothing Day foi organizado em Vancouver em Setembro de 1992 “como um dia para a sociedade examinar a questão do excesso de consumo”. Em 1997, a data foi movida para a Sexta após o Dia de Ação de Graças americano, que é um dos dias mais movimentados do comércio dos EUA. Fora dos EUA, o BND é celebrado no Sábado seguinte. Apesar de controvérsias, a Adbusters conseguiu promover a data na CNN, embora a MTV e outros canais tenham se negado a fazê-lo. Segundo a MTV: “O anúncio vai além do que nós estamos dispostos a aceitar em nossos canais.”

Os primeiros países a seguirem o Canadá foram os EUA, o Reino Unido, Israel, Alemanha, Nova Zelândia, Japão, os Países Baixos e a Noruega. Hoje a participação ocorre mais de 65 países.

Alguns críticos alegam que o BND simplesmente faz com que os participantes deixem para comprar no dia seguinte, e chegou-se a sugerir que um “Consume Nothing Day” seria mais eficaz, a Adbusters diz que “não se trata de mudar os hábitos por um dia” mas “de empreender um comprometimento duradouro em consumir menos e produzir menos lixo”.


Fonte: wikipedia
Link: www.adbusters.org

Nenhum comentário: