domingo, 2 de novembro de 2008

Antes de dizer "Emo!" leia isto:

Revolution Summer se refere à metamorfose da cena punk rock de Washington,DC no verao de 1985. As  bandas mais notáveis deste período são Rites of Spring e Embrace.

 A cena do punk rock e do hardcore do final dos anos 70 e começo dos anos 80 gerou dezenas de bandas de som intenso e agressivo como Bad Brains, Minor Threat e Government Issue. Essas bandas e várias outras foram documentadas através da Dischord Records, selo que ajudou a dar forma a própria definição de punk rock e hardcore, influenciando e inspirando o que se faz nesses gêneros atualmente.

Contudo, o som agressivo e acelerado que eles produziam naquele tempo estava atraindo um elemento de violência e intolerância aos locais onde estas bandas tocavam. Como conseqüência as bandas começaram a se posicionar claramente contra a violência e grupos intolerantes. Bandas como Dead Kennedys gravaram faixas como Nazi Punks Fuck Off.

Num esforço para acabar com a violência e retomar os valores da comunidade que haviam trabalhado para criar, a idéia foi lançada para começar bandas que tocavam um som mais melódico e com meio-tempo, e focar mais em temas introspectivos ou emocionais. Em teoria, esse tipo de música manteria distante o público mais violento e permitir o desenvolvimento de uma comunidade mais artística e criativa. Assim nasceu o Verão da Revolução.

Revolution Summer ajudou a redirecionar a energia da cena da capital americana e fornecer a ela um som sobre o qual se basear. Nos anos que se seguiram, bandas como Fugazi surgiriam desta mudança de direção e se expandiriam baseadas nestas idéias.

Vale mencionar que as bandas desse período são creditadas por começar o sub-genero do punk rock conhecido como emo, na época conhecido como emotional hardcore. Certamente, esse é um rotulo que tem sido aplicado a essas bandas em retrospecto e não algo como elas se rotulariam na época ou gostariam de serem associadas a, tendo em vista a forma profana com o qual o termo é utilizado hoje em dia.

Um breve documentário do Verão da Revolução é o livro Our Band Could Be Your Life ( 2001 ). O movimento também foi bem documentado no livro Dance of Days, de Mark Andersen e Mark Jenkins (2001).

Fonte: Wikipédia

Tradução – Drigo

Clique aqui ou cole a url  para fazer o upload de Bed for Scrapping do Fugazi no RapidShare.

 

http://rapidshare.com/files/160036227/02_Bed_For_The_Scraping.mp3.html

 

Nenhum comentário: